Montreal, Canadá
Artista de mídias digitais com experiência em produção de vídeo e animação em 3-D. Atualmente, tem o foco na produção de ambientes virtuais. Suas técnicas de post-glitch são uma constante em seu trabalho, que busca sobrepor as múltiplas realidades que representam a ligação entre humanos e máquinas. Sua prática desafia os limites das tecnologias consumer e age como um meio para documentar seu progresso e a relação humana com elas. Através dessa abordagem baseada em tela, as criações digitais de Baron Lanteigne expõem a natureza fluida da identidade na era pós-internet.
Além de sua prática local em Quebec, está presente, on-line, em diversas plataformas e exposições virtuais, como Vimeo Staff Pick, Real-Fake, The Wrong, Spamm Power, Museum of Virtual Art. Também participou de exposições em diversos países como França, Reino Unido, Estados Unidos, Croácia, Ucrânia, Itália, Lituânia e Canadá.
Videoperformance interativa no Facebook
Som: Fornax Void
Mythology in Progress é uma série de performances interativas on-line, que acontecem no Facebook. Os visitantes deparam-se com um ambiente virtual sobre o qual possuem controle limitado a suas reações e comentários. Por exemplo, os usuários podem ajudar a cuidar de uma planta virtual que cresce com energia supernatural ou forçar uma mulher a rezar para seu deus virtual. Assim sendo, é ofertada ao usuário uma porção democrática de poder sobre os eventos que ocorrem em tempo real. Essa aproximação recicla diversas técnicas encontradas em video games, como Skinner Box, para encorajar os visitantes a tornar-se jogadores. Nesse contexto, a plataforma funciona como um filtro limitador da interação. O sistema de reação simplista anula o sentido original e utiliza-o de uma maneira completamente diferente, formando uma metalinguagem do próprio Facebook. O artista busca avaliar o sentido dessa interação digital através da imortalização da identidade do usuário e suas ações dentro da própria criação.