Karen Tribes

Curitiba, PR, Brasil

Karen Tribess é uma artista de 25 anos, formada pela UFPR em artes visuais e em teatro pelo Pé no Palco Atividades Artísticas. Já expôs seu trabalho em diversas mostras e exposições coletivas e duas individuais. Entre as coletivas, destacam-se: CUBIC, da Bienal Internacional de Curitiba (2013); FICA, em Minas Gerais (2013) e P.arte (2014), onde também foi colaboradora, ajudando a organizar as noites mensais de performance. Participou como performer convidada na Residência Xamânica ministrada pelo artista Angelo Luz em Campo Magro, PR. A partir de 2015, tornou-se residente do Atelier e Galeria Soma, em Curitiba, onde realizou sua segunda exposição individual, intitulada Cyber resort. Mudou-se para São Paulo em 2016. Em toda a sua trajetória, seu trabalho vem abordando a superexposição do íntimo e o limite entre arte e política, voltados principalmente para questões de gênero. Acredita que a arte é um espaço de questionamento.

@karen_tribess

Anxiety is not sexy, 2017

Performance, 5’

Performance na qual uma televisão fixada na parede ou colocada no chão transmite um vídeo da artista chorando, em um momento de profundo desespero, em função de seu transtorno de ansiedade generalizada. Ao lado dessa imagem, a artista samba ao som de uma escola de samba extremamente vibrante, porém, seu semblante é neutro, sem sorrir e, às vezes, cansado. Seu rosto não condiz com a dança. Em alguns momentos, a música para, e apenas a respiração da artista é ouvida. Ela dança até o final da música, que dura cerca de cinco minutos.

“Estamos inconscientemente comunicando mentiras com nossos avatares virtuais; alguns desses avatares criam padrões estéticos que, por consequência, são chamados de arte. Minha performance existe para descolar o over share do virtual para o material e manifestar minha tentativa de não compactuar com a construção da ilusão da vida perfeita on-line”, diz ela.