Montreal, Canadá
Vive e trabalha na Coreia do Sul
Mathieu St-Pierre é um artista visual canadense que vive na Coreia. Especializado nos campos da videoarte e fotografia, mais especificamente na Glitch Art. Suas manipulações em vídeo nasceram de sua paixão pelo cinema. O foco de sua pesquisa são as falhas digitais e arte generativa. Realizou a exposição individual 100dpi., na Gahoedong 60 Gallery, em Seul, 2015.
Impressão jato de tinta sobre papel fotográfico
144,5 x 81 cm
As imagens não só documentam a fragilidade dos dados virtuais; elas frequentemente são capazes de disparar memórias e associações de uma experiência na vida real. Em consequência, somos confrontados com avarias no domínio dos pixels em contraposição a imagens perfeitas.
A série Melting Ice Cream (2012), de Mathieu St-Pierre, é fruto das experimentações do artista com o programa de edição de vídeo Sony Vegas. St. Pierre sobrepôs vídeos em HD dos temas que lhe interessavam a materiais previamente alterados com técnicas de Glitch. Ao testar vários parâmetros, o artista alcançou uma variedade rica de cores, formas e padrões ondulados, que criam uma nova narrativa da memória. O jornal The Guardian comparou o uso que Mathieu faz da manipulação do vídeo em Melting Ice Cream com as ações da pintura feita à mão, “como pinceladas em um mar reflexivo de cores”. (Extraído e traduzido do verbete “Mathieu St-Pierre”, em inglês, na Wikipedia, https://en.wikipedia.org/wiki/Mathieu_St-Pierre)