A residência artística Homeostase foi criada em parceria com o Garagem Fab Lab para ser um espaço de experimentação em novas tecnologias e pesquisa. O objetivo é fomentar a inovação e produção de projetos de arte digital, através do uso criativo de todas as tecnologias disponíveis no Fab Lab.
O artista residente tem acesso livre ao espaço do Garagem Fab Lab e suporte de orientadores e técnicos, visando o desenvolvimento e aprimoramento de seu projeto. O participante recebe um crédito mensal de R$480,00 para uso nas máquinas de fabricação digital (impressoras 3-D, cortadoras a laser, fresadoras CNC), treinamento para uso das máquinas, tal como apoio técnico especializado para desenvolvimento do projeto e R$500,00 em material para uso no espaço. O residente também pode participar gratuitamente de uma série de oficinas técnicas de fabricação digital ministradas por especialistas do Garagem.
Artista em residência de 26 de fevereiro a 26 de maio de 2018:
Anaisa Franco
São Paulo, Brasil
Buscando a expansão dos sentidos, Anaisa Franco cria interfaces que elaboram artisticamente uma situação “afetiva” onde as pessoas expandem seus sentidos através da interação com as esculturas, criando novas formas, relacionamentos e experiências entre as pessoas, os assuntos escolhidos e o material tecnológico que temos disponível no mercado.
A artista tem um ano de mestrado M-arch 1 no SCI-Arc, em Los Angeles, é mestre em arte digital e tecnologia pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra, e bacharel em artes plásticas pela Faap, em São Paulo. Desde 2006, ela tem desenvolvido trabalhos em Medialabs, residências e comissões em instituições como Medialab Prado, Mecad, MIS, Hangar, Taipei Artist Village, China Academy of Public Art Research Center, Mediaestruch, Cité des Arts, ZKU, SP_Urban and Creativity and Cognition na UTS, VIVID Light Festival, em Sydney, URBE e Itaú Cultural, em São Paulo, entre outras. Entre os prêmios que recebeu estão o Edith-Russ-Haus Award for Emerging Media Artists, na Alemanha, e o VI Edition of ARCOmadrid/BEEP Electronic Art Award, na Espanha.
A artista vem expondo internacionalmente em eventos como a 5th Seoul International Media Art Biennale, em Seul, na Coreia, ARCOmadrid, Vision Play, no Medialab PRADO, SonarMática, no CCCB, em Barcelona, Espanha, Tekhné, no MAB, e Mostra LABMIS, em São Paulo, Live Ammo, em Taipei, SLOW, no Plymouth Art Centre, Inglaterra, entre muitos outros. Representada pela Galeria Adora Calvo, na Espanha, e Galeria LUME, no Brasil.
Saiba mais em: anaisafranco.com